A hipertensão é uma doença grave, sobretudo por culminar em outras tantas doenças de difícil tratamento e que podem levar ao falecimento.
Ela também é conhecida por hipertensão arterial sistêmica ou pressão alta, ou seja, quando a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg durante várias medições e durante diferentes dias.
O aumento da pressão arterial ocorre quando os vasos sanguíneos ficam mais estreitos ou perdem a elasticidade, fazendo com que o coração precise fazer mais força para bombear o sangue pelo corpo.
A hipertensão pode ocorrer em qualquer idade, mas estima-se que:
– 50% das pessoas com mais de 64 anos de idade têm hipertensão.
– Antes dos 50 anos de idade, a hipertensão ocorre mais frequentemente em homens.
– Após os 50 anos de idade, a hipertensão ocorre mais frequentemente em mulheres.
A hipertensão atinge 30% da população adulta brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade, e está presente em 5% das crianças e adolescentes.
Um dos grandes perigos da hipertensão é o fato de ser uma doença silenciosa, ou seja, você pode ser hipertenso sem ao menos saber que possui a doença.
Além disso, a hipertensão arterial pode atacar de uma hora para outra, ou seja, pode causar repentinamente: infarto, derrame cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, arritmia cardíaca, entre outras.
No entanto, existem alguns sintomas que podem ajudar a identificá-la, principalmente se associados a aferição da mesma. São eles:
- Enjoo;
- Tontura;
- Dor de cabeça forte;
- Sangramento pelo nariz;
- Zumbido nos ouvidos;
- Dificuldade para respirar;
- Cansaço excessivo;
- Visão embaçada;
- Dor no peito;
- Perda de consciência;
- Ansiedade excessiva.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão estima que:
23% dos hipertensos controlam corretamente a doença; 36% não fazem controle algum; 41% abandonam o tratamento após melhora inicial da pressão arterial.
Como se prevenir
Atualmente, a única maneira de se prevenir contra hipertensão é criando o hábito de aferir a pressão e visitando um especialista regularmente. Lembrando que algumas condições servem como agravantes e aumentam as chances de hipertensão, como é o caso dos pacientes que possuem casos de hipertensos na família. Alguns hábitos de saúde e alimentação também favorecem o aumento da pressão, sendo assim, vamos enumerar aqui formas de controlá-la:
– Pratique exercícios regularmente;
– Controlar os “gatilhos” geradores de estresse;
– Se alimente de forma saudável;
– Limitar o consumo de sal;
– Limitar o consumo de álcool;
– Consuma fibras;
– Evite fumar;
– Use os remédios conforme as orientações médicas;
– Não cessar o tratamento mesmo quando a pressão reduz.
Lembre-se de sempre procurar um cardiologista antes de começar algum tipo de tratamento ou de incorporar hábitos de vida muito drásticos.
Para ler outros blogs basta acessar esse clicar aqui!
Converse agora mesmo com as nossas consultoras
☎️ (21) 3177-0957📲 Whatsapp – clique aqui
📍 Rua Carolina Méier, 27 – Méier
SENSIVITA | O cuidado que você merece!